Com colaboração de Derlandio Jackson
A rapadura é um doce bem popular na Região Nordeste do Brasil. Os seus ingredientes já são conhecidos, a especiaria é feita a partir da cana-de-açúcar. Mas, em Severiano Melo/RN, ela ganhou um ingrediente diferente que a deixou com a cara da cidade; a castanha de caju.
A rapadura de castanha de caju é especialidade de dona Socorro Alves, que sempre gostou de cozinhar e aproveitou a oportunidade de um curso que estava sendo ministrado na cidade para desenvolver o doce.
“Faz 15 anos que eu faço, foi um curso ofertado pela prefeitura aí eu fiz. Era muita mulher umas 20 pessoas, mas só quem se dedicou foi eu”, disse Socorro Alves.
Apesar de ser criadora da receita, ela diz que já passou para outras pessoas, inclusive, pessoas que comercializam o produto e ganham dinheiro com a venda.
“Eu já passei para outra pessoa, o homem já aprendeu, já está fazendo e vendendo bem,” disse ela com o sorriso de quem se alegra ao compartilhar o conhecimento.
Rita Célia, filha de Dona Socorro, é uma das principais clientes da mãe, mas a parceria não rende bons lucros em dinheiro, isso porque, ela costuma dar as rapaduras de presente aos amigos.
“A rapadura de Castanha é bem específica aqui de Severiano Melo. Eu não conheço em outra região e quando quero presentear alguém de uma forma que remeta a minha cidade, aí eu ligo, mãe por favor faça um rapadurinha de castanha, ela já faz e já embala tudo aquele carinho”, falou Rita.
Para fazer a rapadura não são necessários muitos ingredientes, a receita leva apenas açúcar, leite e, claro, castanha de caju. Dá para fazer em casa, mas há quem garanta que o sabor não é igual à produzida em Severiano Melo.