Você tem aquela sensação de que as 24 horas do dia é pouco para tantas tarefas diárias e que falta tempo para cuidar de si mesmo? Realmente, na correria do dia a dia é difícil manter uma rotina de autocuidado. O problema disso é que fatores estressantes diários como problemas familiares, trabalho, faculdade, filhos, afazeres domésticos, compromissos, relacionamentos podem elevar o nível de estresse ao ponto de você não conseguir saber administrar e lidar com eles de uma maneira mais funcional e, de fato, provocar o adoecimento mental.
O autocuidado serve como um antídoto para o estresse diário. Encare-o como um momento só pra você, afinal, diante de tantos acontecimentos rotineiros você merece um descanso, certo? É através do cuidado com você mesmo que é possível conhecer suas necessidades físicas e mentais. Funciona como ter um compromisso pessoal consigo mesmo.
Essa relação individual com você mesmo deve ser um hábito e vai além do exercício físico ou do alimentar-se bem – é uma forma de cuidar da mente, do corpo e das relações. É também sobre saber se impor e posicionar-se para o outro, por exemplo.
Diante da sua correria diária, o autocuidado está no encontrar tempo para cuidar de você e aprender a melhor maneira de fazer isso. É sobre dizer “sim” para você e sua saúde e um “não” para o estresse. Frases do tipo “não tenho tempo pra nada”, “isso nem vai me ajudar tanto assim”, “não vou me matricular na academia porque vou um dia e falto três” devem ser avaliadas, pois é aceitar a ideia de que a vida é atribulada assim mesmo. Entretanto, isso é autossabotagem.
Adquirir uma rotina de autocuidado requer atitude, por isso comece com pequenos atos. Primeiramente, observe sua rotina e tente reorganizá-la encaixando pequenos cuidados. Tente acordar um pouco mais cedo para tomar um banho antes de sair e tomar um café da manhã mais tranquilo.
No trabalho, levante para ir ao banheiro, beber água ou encher sua garrafa d’água, esticando as pernas em intervalos intercalados. Pratique sempre a respiração diafragmática, pois ela ajuda a dar aquela pausa necessária para que você sinta o momento e organize as ideias.
Sabe aquele ditado que diz “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”? Observe o que você pode mudar hoje para melhorar o humor, a autoestima e regular o sono. É preciso uma atitude concreta hoje, não amanhã ou semana que vem. Não esqueça que você é o único responsável pela sua vida.
Leilane Andrade
Psicóloga e Jornalista
CRP 17/6253
@leilaneandpsicologa