Alguma vez você já refletiu sobre como se comunica? Se as pessoas conseguem realmente compreender o que você fala? Ser efetivo na comunicação requer o entendimento da intenção emocional e a transmissão de uma mensagem central. Ademais, é preciso que o receptor receba a mensagem e a entenda, não deixando espaço para más interpretações como “Acho que você não entendeu bem o que eu quis dizer…”.
Comunicação é uma ação que exige interação, conexão e também troca, e para ter uma comunicação efetiva é preciso escolher as palavras a serem transmitidas e planejar estrategicamente como essas palavras serão ditas a alguém.
Estudos na área da comunicação se referem às falhas de comunicação como “ruídos”. Se há distorção do que é dito, se algo não saiu como deveria, então houve ruído. No dia a dia, a comunicação pode sofrer interferências diversas como o contexto, o estado emocional, o nível educacional, o estresse, entre outros.
Comunicar-se não é tão simples assim, concorda? Então, preste bem atenção nessas dicas para ter uma comunicação mais efetiva, pois como dizia o saudoso comunicador Chacrinha “Quem não se comunica, se trumbica!”.
Aprenda a dizer não. Para algumas pessoas essa primeira dica pode ser bem difícil de executar, pois não temos costume de dizer não, somos ensinados a dizer sempre sim ou concordar mesmo que não queiramos, caso contrário poderíamos sofrer punição. Os “sins” podem estar revestidos de ressentimentos, de antipatia, agressividade, pois você queria dizer não para alguém e não conseguiu, guardando a angústia e o descontentamento somente para si. O hábito de não comunicar os “nãos” é uma habilidade que deixa claro para as outras pessoas nossos próprios limites.
Dizer o que quer. Aceitar uma opinião sem negociar por medo de contrariar alguém ou por não se sentir preparado é outra armadilha da comunicação não efetiva. É importante atentar para a capacidade de se posicionar, como por exemplo, pedir um aumento no trabalho; ter uma conversa aberta, respeitosa e honesta com sua melhor amiga; argumentar com o cônjuge sobre prioridades individuais. Ao dizer o que quer você consegue negociar preferências e encontrar equilíbrio.
Dar feedback. Você já deu um retorno para alguém sobre um comportamento que ela tenha tido? Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Dar o feedback a alguém é importante, pois pode contribuir para que esses comportamentos cessem ou continuem. Entretanto cuidado se o feedback for negativo. Nesse caso, a sugestão é utilizar a metáfora do sanduíche onde as duas fatias são apresentadas como algo positivo e o recheio negativo. A ideia é que na hora de dar o retorno, comece com elogios e pontos positivos daquela pessoa para depois apresentar o problema e na sequência propor a mudança construtiva.
Leilane Andrade
Psicóloga e Jornalista
CRP 17/6253
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