Toda semana conteúdos virais ganham as redes sociais, que são chamados pelos usuários de trend, termo originado do inglês que significa tendência. Nos últimos dias uma nova trend ganhou espaço e chamou ainda mais atenção pela sua excentricidade. As lives NPC chegaram na rede social Tik Tok, uma das mais famosas atualmente, e acabaram repercutindo de maneira negativa, levando aos desenvolvedores do aplicativo a tomarem decisões restritivas.
As lives NPC são vídeos ao vivo em que os streamers imitam personagens fictícios de videogames. NPC é um termo que significa non-playable character, que traduzindo para o português seria personagem não jogável, ou seja, seriam os figurantes. A utilidade deles no jogo é para povoar o cenário, não podendo ser controlados pelos jogadores, eles ficam limitados a interações de diálogos e ações pré-determinadas.
Para imitar esse tipo de personagem, o tiktoker faz uma performance personalizada, caracterizando-se para chamar a atenção do público, mesmo que seja uma atuação sem sentido, excêntrica, com voz infantilizada e gestos repetitivos. E qual o objetivo? Visibilidade e dinheiro, muito dinheiro. Há relatos de famosos streamers que já chegaram a faturar até 50 mil reais em um dia com as performances.
Durante as lives NPC o público pode interagir com o streamer, escolhendo performances específicas e reagindo aos vídeos enviando presentes. Entretanto, para enviar a doação o usuário precisa adquirir previamente as moedas, dinheiro dentro do aplicativo. Os pacotes de moedas podem custar até R$ 2,9 mil e dá direito a 39.645 moedas.
Conteúdos desse tipo são virais e espalham muito rápido, atingindo milhões de pessoas e por serem monetizados, acabam atraindo ainda mais as pessoas. Por que não ganhar dinheiro fazendo vídeo na internet? De fato, não há problema algum em querer isso. O problema principal é como isso será feito e o quanto você está preparado para essa exposição.
Primeiro: nem todos terão retorno financeiro semelhante, há fatores como algoritmo e engajamento envolvidos. Segundo: se expor há um preço e você está preparado para pagá-lo? Principalmente com relação a críticas que, dependendo da sua interpretação e preparo para recebê-las, podem afetar negativamente o psicológico.
Terceiro: ter apenas isso como foco e desprezar outras oportunidades de futuro, como estudar e fazer uma carreira profissionalmente. Quarto: nem tudo que se vê na internet condiz com a realidade. É importante filtrar os conteúdos e questionar sobre essa facilidade em ganhar dinheiro que é vendida por aplicativos viciantes, como também os de apostas, levando pessoas a acreditar que vão ficar milionárias apostando pouco dinheiro. O resultado é um comportamento que cria uma experiência desejável, levando algumas pessoas à adicção ou vício.
Leilane Andrade
Psicóloga e Jornalista
CRP 17/6253
leilaneandpsicologa@gmail.com
@leilaneandpsicologa