Enxaqueca, só quem tem sabe como é ruim.
A enxaqueca geralmente se apresenta como crises de dor de cabeça tipo pulsação ou aperto, de forte intensidade, geralmente incapacitante, em apenas um ou nos dois lados da cabeça, muitas vezes acompanhada de náuseas ou vômitos e intolerância a luz e sons. A crise costuma durar vários dias e muitas vezes pode ser antecedida pelo que chamamos de aura, que é uma alteração visual com pontos pretos ou cintilantes ou flashes de luz.
Existem alguns fatores que predispõem o surgimento das crises de enxaqueca como estresse, dormir mais ou menos horas que o habitual, perfumes ou odores fortes, esforço físico intenso, ingesta de carboidratos e doces ou jejum prolongado, ciclo menstrual e até abuso de medicamentos, principalmente analgésicos.
O diagnóstico é clínico, não tem exame especifico, muitas vezes são realizados exames gerais e de imagem neurológica mais para descartar outras causas de dor de cabeça.
Para o tratamento, é necessário retirar ou fator causador, claro, além disso, pode-se utilizar medicamentos para aliviar a dor, nas crises, e medicamentos para evitar as crises, ou seja, são tratamentos diferentes.
Ninguém melhor que um neurologista para tratar corretamente sua enxaqueca.