O cinema tem ganhado força nos últimos anos em Mossoró, e o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM) tem sido um catalisador importante desse crescimento. Com duas edições bem-sucedidas, o FACIM 2024 promete uma série de atividades ao longo do ano. No próximo sábado, 15 de junho de 2024, o FACIM promoverá o bate-papo “Cangaço Novo no País de Mossoró” com o ator Ênio Cavalcante e o diretor Fábio Mendonça. O evento acontecerá no auditório do SEBRAE Mossoró, das 15h às 17h, e será gratuito. As vagas são limitadas e devem ser reservadas através de um formulário de inscrição. A ocasião também contará com uma apresentação do coquista e cordelista Mestre Concriz.
Ênio Cavalcante, com vasta experiência na cultura, já participou de diversos espetáculos e projetos no Brasil. No audiovisual, conta com mais de 15 filmes na carreira, incluindo “BoyCam” e “Sideral”. Ele também integrou o elenco das séries “Amores Roubados” e “Onde Nascem Os Fortes” e ganhou destaque com a série “Cangaço Novo” do Prime Video. Fábio Mendonça, formado em Artes Visuais e Publicidade, é um dos diretores da O2 Filmes, uma das maiores produtoras do país. Sua carreira inclui trabalhos em séries e filmes como “Vale dos Esquecidos” (2022), “Doutrinador” (2019) e “Destino” (2012-2018). Mendonça dirigiu a série “Cangaço Novo” (2023), que foi exibida em mais de 240 países.
Em 2024, o FACIM acontecerá em dois formatos. O primeiro é o FACIM Itinerante, que realiza sessões de cinema em escolas da zona rural de Mossoró, já tendo passado pelo Núcleo Municipal Elias Salem e pela Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto. Este projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Mossoró. O segundo formato inclui oficinas ao longo do ano voltadas para o audiovisual, exibição de filmes, bate-papos, entrevistas e as grandes noites do festival, previstas para outubro, quando ocorrerá a premiação. Este formato é financiado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
O FACIM tem um papel crucial no desenvolvimento do cinema em Mossoró, promovendo talentos locais e nacionais e contribuindo para a valorização cultural da região. O festival atrai um público diversificado e coloca Mossoró no mapa do audiovisual brasileiro.
Você precisa fazer login para comentar.