Um registro feito no interior do Rio Grande do Norte está participando da fase final do 1º Prêmio Fotográfico do Censo Demográfico 2022. A foto tirada por Suzane Sena mostra a comunidade Camponesa, na zona rural de Umarizal/RN, e concorre com outras 169 fotografias de todo o Brasil.
O Prêmio, que está em sua primeira edição, é desenvolvido pelo Instituto de Geografia e Estatísticas (IBGE) e foi voltado exclusivamente para recenseadores que participaram da coleta de dados do Censo 2022. O objetivo era documentar as atividades de campo das equipes.
Natural de Umarizal, Suzane Sena trabalhou pela primeira vez como recenseadora no município. “A experiência que tive serviu muito para o meu aprendizado e desenvolvimento, conhecer lugares, pessoas ver a oportunidade de conhecer melhor o lugar onde se vive é uma experiência que ficará para o resto da vida”, disse ao TCM Notícia.
A recenseadora soube do concurso, e resolveu participar. A escolha pelo cenário da fotografia foi a forma dela de representar o Nordeste. “O registro foi feito na comunidade Camponesa. O lugar chamou minha atenção porque achei um setor que representa bem o nordeste: todo aquele cenário, como a igrejinha por exemplo, a seca naquele local também me inspirou para uma fotografia”, conta Suzane.
O registro da umarizalense participou de uma pré-seleção feita pelos servidores do IBGE, que votaram em fotos clicadas pelos recenseadores de seus estados durante a coleta do Censo. 169 imagens foram selecionadas para a etapa final, em três categorias – Paisagens urbanas, Paisagens rurais e Habitação. Todas as fotos foram tiradas pelos recenseadores por meio do Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), equipamento utilizado na realização da pesquisa.
A fase final do concurso envolve uma votação aberta ao público que acontece até o 21 de julho, de forma virtual, acessando o link. O resultado será divulgado no dia 1º de setembro, e os vencedores receberam premiação em dinheiro.
Para Suzane, caso a sua foto fique entre as campeãs, a sensação será só uma: “Vai representar dever cumprido”, afirma.
Você precisa fazer login para comentar.