A Black Friday 2022 acontece nesta sexta-feira (25) e deve movimentar cerca de R$ 42 milhões em vendas em Mossoró/RN. A estimativa feita pelo Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte faz parte uma pesquisa de intenção de compras e ouviu consumidores de Natal e Mossoró.
Impulsionada pela Copa do Mundo e pelas compras de final de ano, a Black Friday no Rio Grande do Norte pode movimentar R$ 378 milhões em vendas. De acordo com os dados coletados pela Fecomércio, dos mossoroenses entrevistados, mais 40% pretendem ir às compras na Black Friday 2022.
Quando comparada com a de 2021, a intenção de compra é menor neste ano: 52,80% dos consumidores diziam que iriam consumir durante a Black Friday em Mossoró no ano passado.
Para os que vão às compras visando as promoções deste ano, as categorias de itens que despontam na preferência de consumo são: eletrodomésticos (27,36%); eletrônicos (22,17%); roupas e acessórios (21,23%); celular, smartphones e tablets (18,87%); móveis e decoração (9,43%); e calçados (8,02%); outros itens como perfumes e cosméticos; produtos de informática; alimentos e bebidas; brinquedos e viagem foram citados por 37,74% dos entrevistados.
No que diz respeito aos gastos para a data, 36,32% dos consumidores mossoroenses que vão às compras pretendem gastar acima de R$ 1 mil na Black Friday. Em seguida, vêm os que planejam fazer compras nos valores que variam de R$ 201 a R$ 500, com 18,87% das respostas.
Aqueles que pretendem desembolsar entre R$ 501 e R$ 1.000 em produtos correspondem a 11,32%, e os que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200 somam 9,91%. Vale ressaltar que 20,28% ainda não definiram o valor das compras.
Em Mossoró, o ticket médio previsto para as compras na Black Friday, neste ano, foi de R$ 532,31. Em 2021, o valor médio obtido tinha sido de R$ 533,71.
A tendência é que o cartão de crédito seja o método de pagamento mais utilizado pelos mossoroenses, 71,89% dos consumidores disseram que vão comprar a prazo os itens na Black Friday deste ano, oito pontos maior do que o registrado em 2021. O pagamento à vista será a opção de 15,59%, que pretendem utilizar o pagamento em espécie para barganhar mais descontos com os métodos à vista. Outras formas de pagamento foram citadas por 3,23%.
Para esta data, a análise mostra que 35,85% dos compradores vão buscar as compras pela internet; 21,23% comprarão em shoppings e 16,98% afirmam que usarão o comércio de rua.