Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que a intenção de consumo das famílias cresceu durante o mês de junho, se comparada ao mesmo período do ano passado.
No mês de junho a intenção de compras das famílias superou os resultados apresentados no mesmo mês de 2020 e 2021. Segundo a pesquisa o
indicador apresentou crescimento em todos os meses de 2022, alcançando 80,2 pontos no mês de junho, um avanço de 10,1% no primeiro semestre do ano.
Para Emanuel Nunes, professor e doutor em economia, a geração de empregos é o principal fator responsável por essa realidade. “Um dos motivos que leva a essa reação das famílias com relação ao consumo é a atração da economia que passou a ter um impulso positivo ultimamente. Para se ter uma ideia os níveis de desemprego chegaram a baixar. Mesmo que sejam empregos temporários o país criou oportunidades que faz com que a renda da população aumente e as pessoas passam a consumir mais”, destaca Emanuel.
Segundo o especialista a tendência em um momento de crise e posteriormente numa retomada econômica é de realocar inicialmente pessoas com níveis de instrução menor do que aquelas de instrução maior, visto que os trabalhadores de maior instrução tem um nível salarial mais alto, tem mais qualificação e as oportunidades são mais escassas. Desta forma as pessoas de nível médio e baixo terão mais oportunidades nos próximos meses.