A equipe do TCM Notícia conversou com Jamerson Nascimento, pai do atleta vítima de injúria racial na tarde desta segunda (27), durante jogo de basquete, dos Jogos da Juventude Escolar do RN (Juverns), realizado no Ginásio Pedro Ciarlini, em Mossoró/RN.
Segundo Jamerson, sempre que seu filho de 16 anos pegava na bola ecoava da arquibancada gritos com palavras como: macaco, King Kong, e pessoas imitando o som de macaco, como mostra vídeo compartilhado nas redes sociais. A guarda municipal foi até o local e conversou com o púbico presente, mas o autor dos gritos não foi identificado.
O pai do jovem conta que foi feito um boletim de ocorrência virtual pois não temos como provar quem falou isso. “Espero que as providências sejam tomadas para que mais nenhum atleta ou qualquer outro ser humano passe por isso”, diz Jamerson.
Ele conta que na hora o atleta agiu de forma surpreendente, não deixou se abalar e jogou muito bem, ganhando a partida. Mas quando acabou o jogo chorou muito, chegou em casa com o olhar de pedido de socorro pelos pais. “Eu particularmente, chorei muito por não está perto dele nessa hora. Contudo, escutar por outras pessoas que pais de amigos o abraçaram e o confortaram encheu meu coração de alegria, por saber que tem pessoas boas perto dele. Não acompanho em todos os jogos pois sou cadeirante e mãe dele precisa trabalhar. E ainda temos um caçula que é autista. Hoje estou tranquilo, porque sei que tenho um ótimo filho, de uma índole e caráter incrível” destaca.
O atleta já tinha sofrido outras situações de injúria racial antes, “falaram do cabelo dele, chamando de cabelo de bombril e corta esse cabelo, mas não foi tão repugnante como ontem”, desabafa.
A família que é de Fortaleza/CE veio para Mossoró quando o atleta ganhou uma bolsa de estudo integral em escola particular do município, para fazer parte do time. O jovem começou a jogar basquete com 10 anos no RLBB de Sobral, já chegou a representar o município no Brasileiro de Basquete e está se destacando no esporte, tendo até proposta para ir para São Paulo e outras cidades.
João Pessoa, coordenador do Desporto Escolar da Secretaria de Esporte e Lazer, informou que estão reunidos desde cedo para tratar o caso da injúria que ocorreu em Mossoró. E que devem publicar uma nota em breve falando sobre as providências que serão tomadas. Adiantou que se trata de algo repugnante, inadmissível. Infelizmente eles não tem a identificação da pessoa.
Veja a matéria completa aqui: