O jogador de futsal Eric Domingos é um dos destaques do Manoel Ribas, clube finalista da Série Prata do Campeonato Paranaense. Aos 25 anos, o mossoroense nascido e criado no Alto da Conceição está em um grande momento na carreira e vive a expectativa em buscar o título após assegurar o acesso com a equipe para a elite do futsal do Paraná.
Contratado pelo Manoel Ribas em abril, Eric vem atuando na posição de fixo e, na atual temporada, já foi campeão da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. Na semifinal da Série Prata, a equipe venceu o primeiro jogo por 6 a 2 e garantiu o acesso à primeira divisão estadual com um empate em 2 a 2 diante do Santa Helena, na partida de volta.
“Tudo ocorreu muito bem, cheguei bem fisicamente, tive uma lesão, mas consegui superar e ganhei a confiança da comissão técnica. Muito trabalho e dedicação, Deus honrou e permitiu que a gente chegasse na final, conseguindo o acesso para uma das principais ligas estaduais do Brasil”, disse o jogador da Associação Esportiva de Manoel Dias.
As finais contra o Itaipulândia estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. A classificação foi muito comemorada pela cidade, que possui 13 mil habitantes e fica a 261km de distância da capital Curitiba.
“A expectativa é a melhor possível, do outro lado tem um adversário muito experiente. Continuamos com os pés no chão, trabalhando como sempre, começamos a preparação, agora é desfrutar essa final e buscar a vitória”, relatou.
Nas quadras mossoroenses, Eric já atuou pelo Impacto Clube, Mossoró e Oeste Futsal. Também teve passagem pelo Educar Futsal-SE em 2022. Mas o início aconteceu antes, praticando esporte desde a infância, aos 13 anos ele começou a treinar em uma escolinha no bairro Belo Horizonte e disputar competições de várzea. Na base, venceu o campeonato sub-20 da LDM em 2019. A partir de então, fez a transição para o futsal e buscou conciliar trabalho, faculdade e os treinos do Mossoró.
Eric conta que não foi fácil conciliar o amor pelo esporte com a rotina do dia a dia, chegando em determinado momento a trancar a faculdade e sair do emprego. O jogador também demonstrou tristeza pela falta de apoio que muitos atletas enfrentam no começo da carreira, dificultando ainda mais a evolução para quem busca seguir uma carreira profissional no futebol ou futsal: “Assim como estou aqui, muitos outros jogadores poderiam estar também, pois na cidade tem muito jogador qualificado. Falta só mais um pouco de interesse, de apoio ao futsal para revelar novos atletas.”
O espaço e a experiência no futsal de Mossoró foram importantes na formação de Eric Domingos como jogador. Após um período em Sergipe, onde foi vice-campeão estadual, o jogador enfrentou uma lesão. Recuperado, fez parte do elenco do Impacto, terceiro colocado no RN em 2023, garantindo vaga para a Copa Nordeste. Neste ano, com um empresário auxiliando na carreira, ganhou a chance de ir para o Sul do país.