Na sexta participação do time mossoroense na Série D do Campeonato Brasileiro, o Potiguar de Mossoró faz por enquanto a melhor campanha da equipe na competição. Podemos dizer que o time vem de uma longa caminhada que começou de forma traumática.
A primeira aparição do Potiguar na Série D foi em 2010 quando teve a pior campanha do Brasil. Foram seis derrotas, só marcou gol em uma partida. Em 2013, também amargou o campeonato inteiro sem vitória. A primeira vitória demorou para acontecer, veio na terceira participação do clube, em 2016, após 14 jogos.
Até este ano, 2016 foi a melhor campanha do clube. O time fez 10 pontos em seis jogos (a competição tinha grupo de quatro clubes) – aproveitamento de 55,56%. Na prática, em 2016, o alvirrubro ficou apenas 1 ponto atrás do segundo colocado, e consequentemente, da classificação.
Hoje, faltando apenas uma rodada, a equipe tem 56,41% de aproveitamento. Soma 22 pontos em 13 partidas. E está confiante para o jogo em casa deste domingo por causa do retrospecto. O clube está invicto em casa: cinco vitórias e apenas um empate. O time macho está invicto a seis jogos, a última derrota foi fora de casa contra o Campinense no início de junho.
O alvirrubro parece estar virando o jogo nesta competição após um início complicado. Até agora, em toda a história do time no campeonato foram 80 gols sofridos, e 61 gols pró – mas esta desvantagem vem diminuindo – só este ano o time balançou as redes 16 vezes. O time conta justamente com a força do ataque para vencer e entrar para uma sequência de mata-mata que pode leva-lo a Série C do Brasileirão.
Chance de Classificação
Segundo o site Chance de Gol, especializado em estatísticas, o Potiguar de Mossoró tem 88% de chance de se classificar para a próxima fase. O time está em quarto, e depende apenas de si. Uma vitória é suficiente para avançar, em caso de derrota, precisa secar o Santa Cruz (PE).
O grupo já tem dois classificados: Nacional de Patos (PB) e Sousa (PB). E além do Potiguar, disputam as últimas duas vagas o Pacajus (CE) e o Santa Cruz. O Santa corre por fora e depende de muitos resultados para avançar.