O bom momento vivido pelo futebol do estado nas séries C e D do Campeonato Brasileiro deste ano deixou uma boa impressão. O campeonato estadual de 2023 vai contar com o América de Natal na série C e o ABC provavelmente na série B. E entre os oito clubes haverá um que conquistou o acesso na segundona.
A competição de acesso mais difícil dos últimos anos, começa no próximo dia 28 de setembro, e vai contar com sete clubes. São dois de Mossoró, quatro com sede em Natal e um novato praiano que promete chamar atenção.
Nesta sexta (16) a Federação Norteriograndense de Futebol anunciou a fórmula de disputa. Um grupo único, com jogos de ida e volta, onde quem fizer mais pontos garante o acesso.
Cada time vai fazer 12 jogos, seis em casa e seis fora. Serão 14 rodadas, com a última prevista pra o dia 13 de novembro.
Conheça agora um pouco mais os desafiantes:
BARAÚNAS
O último clube da segundona a faturar o título de campeão estadual tenta ressurgir das cinzas. Após quatro anos afastados da primeira divisão, e tendo amargado crises internas, o Baru está novamente concentrado na antiga ‘toca do leão’. São 30 atletas, em sua maioria jovens, e alguns deles escolhidos em peneiras feitas em cidades do interior do estado.
O time vai contar com a experiência de jogadores como o atacante Jefinho. O atacante foi um dos principais destaques da campanha do Baraúnas em 2021, quando o time caiu na semi-final. Jefinho acumula passagens pelo Potiguar de Mossoró e também pelo Treze da Paraíba.
Baraúnas Futebol Clube
Destaque: Campeão Estadual em 2006
Fundação: 14 de janeiro de 1960 (62 anos)
Mando: Estágio Leonardo Nogueira (Nogueirão)
Treinador: Paulo Sérgio Mesquista (Serjão)
Olho nele: Jefinho (atacante)
MOSSORÓ ESPORTE CLUBE
O Mossoró tenta o acesso a elite do futebol potiguar pela quinta vez. E chegou a fase semi-finais em três oportunidades. Pensando no campeonato da segunda divisão, o Mossoró tem apostado bastante na preparação com base em tecnologia. Com aplicações científicas o clube investiu em equipamentos para controle de cargas de trabalho, prevenção de lesões e melhora no desempenho dos atletas.
O time este ano tem 40 jogadores à disposição, entre atletas mais experientes e jogadores do sub-18. O destaque mesmo é o atacante Madson, ex-Potiguar, destaque no estadual 2021.
Mossoró Esporte Clube
Destaque: disputou a primeira divisão do estadual em 1996
Fundação: 8 de janeiro de 1995 (27 anos)
Mando: Estágio Leonardo Nogueira (Nogueirão)
Treinador: Allan Frederico
Olho nele: Madson (atacante)
CLUBE LAGUNA
A grande novidade do campeonato estadual deste ano é a presença do estreante Laguna. O time é a primeira SAF do futebol potiguar, é o primeiro time vegano das Américas (e o segundo do mundo), e o primeiro criado no modelo ‘Startup’.
O time está treinando desde o início de outubro com 28 atletas (mais dois são esperados para fechar o elenco) na paradisíaca praia de Pipa. O projeto tem como sede o município de Tibau do Sul (onde fica a praia de Pipa), e por uma questão de tempo para conseguir as licenças – deve mandar os jogos em Natal.
O projeto é ousado – fez contratos longos com diversos atletas como prova do planejamento de médio/longo prazo. “Em cinco anos queremos estar consolidados na primeira divisão do estadual e com vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e calendário nacional seja na série C ou D. Em 10 anos, nosso objetivo é estar na série A do Brasileiro” disse um dos proprietários investidores e treinador Gustavo Nabinger.
Entre os primeiros jogadores da história do time podemos destacar dois jeans: Jean Natal e Jean Mangabeira. Jean Mangabeira é atacante e já teve passagens pela República Tcheca (Karviná). E Jean Natal é um velho conhecido do futebol potiguar, que jogou recentemente no Pouso Alegre/MG. Nas últimas semanas o atacante Nando, ex-ABC foi integrado ao elenco.
Clube Laguna
Destaque: estreante na competição
Fundação: abril de 2022 (6 meses)
Mando: indefinido
Treinador: Gustavo Nabinger
Olho neles: Jean Mangabeira, Jean Natal e Nando
ALECRIM
O esmeraldino é o time mais tradicional do estado que disputa a segunda divisão. É também o que mais vezes venceu o campeonato estadual da primeira divisão: sete vezes. O time está na quarta tentativa de voltar a elite: e já foi por três vezes vice-campeão (2018, 2019 e 2020).
Uma nova administração está colocando o Alecrim em campo este ano. O grande anúncio até agora foi o treinador Higor Cesar, o comandante do acesso do Potyguar de Currais Novos no ano passado. Ele pode ser considerado o rei do acesso da segundona, ele estava à frente do Santa Cruz de Natal (2016) e Força e Luz (2017).
“Expectativa de montar um grande elenco e de fazer uma boa campanha e assim conquistar o título e o acesso, levando o Alecrim de volta à primeira divisão do estadual”, disse o treinador durante o anuncio do projeto em junho.
O Alecrim está treinando para a segundona com 15 contratações e mais 10 atletas da base (sub-20). Outros ainda podem aparecer até a próxima semana. Um dos destaques é o experiente Thiago Potiguar, com passagem pelo América (RN), São Caetano (SP), Fortaleza (CE) e até times da China e Coreia. E o goleiro Wallef Menes que já teve passagens pelo Potyguar de Currais, Retrô (PE), Madureira (RJ), entre outros.
Alecrim
Destaque: O mais vitorioso da segunda divisão
Fundação: 15 de agosto de 1915 (107 anos)
Mando: a definir (Frasqueirão, Gonzagão em Parnamirim, Barretão ou Arena América)
Treinador: Higor César
Olho nele: Higor Cesar (treinador) – três acessos a primeira divisão do estadual
PARNAMIRIM SPORT CLUB
O time se define como ‘O azulão da massa’ apesar de ainda pouco conhecido no futebol potiguar. Vale lembrar que pouco conhecido no futebol profissional, porque nas categorias de base o time já é bem estabelecido.
O dirigente Alcides Pereira confirma que o time vai disputar, mas afirmou que ainda não pode dizer nada sobre o elenco ou comissão técnica. E que tudo será anunciado depois das negociações.
Parnamirim Sport Club
Destaque:
Fundação: 14 de julho de 1985 (37 anos)
Mando: São Gonçalo do Amarante
Treinador: a definir
Olho nele:
VISÃO CELESTE
O time de Parnamirim vai tentar mais uma vez o acesso a elite do futebol potiguar. As cores azul-celeste e amarelo ganharam projeção nacional na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2019. A competição revelou o atacante Zé Eduardo, que depois foi parar no Cruzeiro/MG.
O fundador do clube é o pastor Sandoval. Para este ano, o time contou com a base sub-20 mas apostou também num peneirão. A avaliação focou em atletas de 17 a 23 anos. A equipe vai contar com 30 atletas e vem fazendo a pré-temporada na granja Meneses, em Parnamirim. E quer misturar juventude e experiência.
A equipe começou a treinar no dia 12 de setembro, sob o comando de Carlos Gutemberg. Os destaques do time são: Ramon, volante e ex-capitão do Globo na temporada 21/22. E Paulinho que é atacante – um dos artilheiros da Segunda Divisão de 2021.
Visão Celeste
Destaque: time que quer subir e revelar jogadores
Fundação: 5 de agosto de 2010 (12 anos)
Mando: a definir (mas deve ser o Nazarenão)
Treinador: Carlos Gutemberg
Olho nele: Paulinho e Ramon
ATLÉTICO POTENGI
O clube leva o nome do bairro do bairro Potengi em Natal. As cores do clube são vermelho, branco e preto. E o time disputou a segunda divisão em 2019, mas teve os melhores momentos neste torneio em 2009 e 2013, quando foi vice-campeão das edições.
Em 2016, o Clube Atlético Potengi fez uma parceria com o Globo. O time de Ceara-Mirim emprestou jogadores para a disputa da Segunda Divisão daquele ano. O acerto para a participação deste ano foi costurada de última hora.
Atlético Potengi
Destaque:
Fundação: 21 de novembro de 2000 (21 anos)
Mando:
Treinador:
Olho nele:
Você precisa fazer login para comentar.