Nesta segunda-feira (24), o Governo do Estado deve lançar um edital de seleção para instrutores, previsto no cronograma para o Curso de Formação Profissional (CFP) da Polícia Civil. O objetivo é capacitar 400 novos profissionais que irão atuar na segurança pública do Rio Grande do Norte.
A primeira convocação dos alunos está prevista para ser publicada no dia 15 de agosto no Diário Oficial do Estado. Conforme a disponibilidade de vagas e viabilidade para a instituição, convocações posteriores serão realizadas. O início das aulas está programado para 31 de outubro, com previsão de término no mês de janeiro de 2024.
No total, serão oferecidas 50 vagas para o cargo de Delegado de Polícia Civil, 250 vagas para o cargo de Agente de Polícia Civil e 100 vagas para o cargo de Escrivão de Polícia Civil. Essas informações estão de acordo com o Edital n° 01, datado de 25 de novembro de 2020.
O Curso de Formação Profissional é uma etapa essencial no processo de preparação dos profissionais que desejam integrar a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Durante o curso, os aprovados nas etapas anteriores do concurso passarão por uma formação teórica e prática, abrangendo conhecimentos técnicos, jurídicos e práticas investigativas, que são fundamentais para o exercício das funções policiais.
Os 400 novos convocados realizaram o último concurso da PCRN, ocorrido em julho de 2021, e se somam aos policiais civis convocados na primeira chamada, em maio do ano passado, que foram 45 policiais para o cargo de delegado, 279 para agentes e 39 para escrivães.