O desembargador Amílcar Maia tomou posse como novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) nesta quinta-feira (05), na sede da corte de Natal/RN. Mandato do novo gestor compreende o biênio 2023-2024.
66° presidente da história do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o desembargador tem experiência de 32 anos de magistratura, iniciada na região Oeste potiguar, onde foi juiz das comarcas de Almino Afonso, Patu, Pau dos Ferros, Caraúbas e Mossoró. Aos 56 anos, Amílcar Maia fica a frente do Poder Judiciário norte-rio-grandense tendo como meta atender bem aos cidadãos.
“Que as pessoas se sintam mais recepcionadas pelo Judiciário, sendo bem atendidas conforme suas necessidades. Vamos observar, ver que setores têm mais deficiências e com isso, trabalhar para que nosso serviço seja o melhor possível para a população, o cidadão”, disse Amílcar Maia.
Natural de Mossoró/RN, o novo presidente é bacharel em direito formado pela UFRN. Ingressou na magistratura em 1990 e se tornou integrante do TJRN em 2008. Já foi vice-presidente do TJRN de 2015 a 2016 e presidente o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte no ano de 2013. Amílcar sucede o desembargador Vivaldo Pinheiro.
“A profissão de juiz exige muita renúncia, na família, na proximidade de seus filhos mas quem a tem como sonho, ideal, não desista”, diz o magistrado.
O vice-presidente do Poder Judiciário é o desembargador Glauber Rêgo, que não conseguiu comparecer à posse por questões de saúde. Também foi empossado o novo corregedor geral de Justiça, desembargador Gilson Barbosa.