O ano de 2025 não tem sido fácil para os agricultores de Apodi. A expectativa para o período de chuva era de 650 milímetros de chuva, mas até o dia 15 de abril foram registrados pouco mais de 350 milímetros. Com isso, muitos produtores e agricultores da região estão tendo prejuízos nas lavouras, como é o caso do seu Damião, que teve a produção do feijão comprometida, pois esperava colher mais. “O feijão só vendi de três a quatro sacos”, conta.
Seu José Damião é apenas um dos produtores que acreditou que os 650 milímetros chegariam, principalmente nesses primeiros meses do ano. Com uma chuva de aproximadamente 365 milímetros até a metade do mês de abril, essa expectativa já não é mais válida.
“Tem muitos que não tiram nem um quarto do que plantou. Eu não sei nem como é que eu posso escapar esse ano. Até os animais vão morrer de fome esse ano.”, lamenta José Damião.
A Secretaria de Agricultura de Apodi explica que as previsões iniciais apontavam para um cenário mais favorável. O secretário Elton Rosemberg fala sobre a expectativa criada no início do ano e a realidade atual. “Nossos produtores estão caminhando para um ano seco, pode-se considerar seco, que chamaria uma seca verde. A secretaria já está planejando como a gente pode atacar e ajudar esse produtor a vivenciar e sobreviver até o final do ano para o próximo inverno.”, explica.
Diante deste cenário, alguns agricultores ainda podem contar com Garantia-Safra. O secretário destaca que mesmo com valor limitado, o programa é um ajuda importante para os produtores. “O Garantia-Safra este ano, a gente conseguiu cadastrar o máximo de produtores possíveis, a conseguiu atingir a marca de 1.192 produtores, a gente sabe que é um recurso simbólico comparado ao é o custo de uma manutenção de uma lavoura, mas esses 1.192 produtores vão poder receber o recurso que é algo em torno de 1.200 reais.”, avalia o secretário.
Enquanto a chuva não vem, os agricultores de Apodi seguem na expectativa. A Secretaria de Agricultura orienta que os produtores procurem o apoio para aderir ao programa Garantia-Safra e minimizar os prejuízos.