Golpes realizados pelas redes sociais são cada vez mais comuns. Nesta semana, por exemplo, o caso da cabelereira Larisse Oliveira, que teve o instagram hackeado e usado para aplicar o golpe do ‘robozinho do pix’ ganhou repercussão. Na tentativa de recuperar sua conta, a cabelereira entrou em contato com um ‘hacker do bem’. Por sorte, o jovem mora na mesma cidade, em Apodi/RN, e já ajudou celebridades a recuperar perfis nas redes sociais.
Matheus Lopes, 27 anos, trabalha como perito forense computacional há aproximadamente um ano. Se interessou por esse mundo por influência de séries de tv e jogos de videogame. O trabalho começou a ficar sério, e hoje ele presta serviço para empresas e clientes com problemas de segurança relacionados à internet.
“Também faço laudos técnicos sob encomenda para verificar uma situação específica. Os laudos são mais voltados para pessoas que pretendem entrar na justiça contra alguma empresa. Além de Instagram também trabalho com Facebook, e-mails, whatsapp e também solicitações gerais dentro da informática, como programação de sites, sistemas, etc.”, explicou Matheus Lopes.
Não demorou muito para pessoas que trabalham na internet procurarem a ajuda de Matheus. Recentemente ele ajudou a esposa de Galvão Bueno a recuperar o instagram dela. “A esposa do Galvão havia sido hackeada e já estava tentando recuperar pelos meios convencionais há mais de 3 dias, sem sucesso. Ela recebeu indicação minha de uma amiga dela que eu também havia recuperado a conta, então entrou em contato e consegui resolver o problema dela ainda no mesmo dia”, relembra Matheus.
Como forma de agradecimento, Galvão gravou um vídeo mandando um abraço para o ‘hacker’ e para o pai dele. Além desse caso, Matheus já fez serviços para outros famosos, como Daniel do Calcinha Preta, a ex-panicat Juju Salimeni, Nonato da dupla Os Nonatos, o apresentador Maurício Gaudi, Rodrigo Teaser, cover oficial de Michael Jackson, e o campeão mundial de CS, FNX.
Atualmente, a recuperação de conta de redes sociais é um dos serviços mais solicitados pelos clientes, são em média 10 por semana. Matheus explica que o valor desse tipo trabalho depende de diversos fatores, como o nível de dificuldade, se o perfil tem autenticação ou bloqueios metódicos, por isso é preciso uma análise prévia. No caso da cabelereira Larisse, por exemplo, Matheus não conseguiu recuperar o perfil.
“Como a única vinculação que ela tinha na conta era de dois números de telefone antigos e a conta era vinculada apenas no Facebook e não tinha autenticação de dois fatores, isso prejudicou muito uma análise pericial. A única forma eficaz que poderia fazer com que a recuperação fosse um sucesso seria se ela recuperasse algum dos dois números de telefone, mas infelizmente ela também desconhecia esses números”, explica o perito.
DICA DO ‘HACKER DO BEM’
A dica do ‘hacker do bem’ para se proteger desse tipo de golpe, ou até mesmo para facilitar o trabalho de recuperação, caso aconteça, é ativar a verificação de dois fatores e sempre que possível, vincular um email à rede social: “É importante frisar que sempre deve-se vincular um endereço de email ao Instagram. Vincular número de telefone é perigoso, principalmente no Brasil onde grande parte da população (sua maioria) usa telefone pré-pago, e muitas vezes não colocam créditos e o telefone acaba sendo cancelado”, alerta Matheus Lopes.
Você precisa fazer login para comentar.