Por Vonúvio Praxedes.
A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, recebeu a visita de representantes do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte que vieram firmar parcerias com o município para o desenvolvimento em Areia Branca da economia marítima. Acompanhada do secretário de Obras, Meio Ambiente e Urbanismo, José Alfredo Rebouças, a prefeita se reuniu na manhã de quarta-feira (12) com o secretário executivo do Cluster, Daniel Penteado Lana, o diretor da Intersal, Valmir Araújo, e o relações institucionais do comando do 3º Distrito Naval, comandante Veppo, onde trataram a respeito da gestão do mar.
Areia Branca vai abrigar o primeiro aerogerador, ou seja, a primeira torre instalada no mar, que ficará próxima ao Porto-ilha, abrindo as portas para a indústria eólica offshore e o potencial energético de produção e exportação do hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro. A iniciativa pioneira destacará o município no espaço tecnológico nacional e internacional, com capacidade para ancorar importantes projetos de interesse para o Rio Grande do Norte. “Esse é um momento de oportunidade para Areia Branca que abraçamos por entender a magnitude desse projeto inovador de transição energética”, disse a prefeita Iraneide.
O Cluster Tecnológico Naval do RN é uma associação civil sem fins lucrativos fundada pelas empresas 3R Petroleum, Emgepron, e Intermarítima e as instituições Fiern, Senai, e Coopesbra, com o objetivo de impulsionar a geração de negócios relacionados à economia do mar potiguar e ampliar para os demais estados nordestinos. A Intersal, como uma das fundadoras e instalada em Areia Branca, defende o desenvolvimento da região. “Desde nossa chegada, entendemos que essa união com o município é importante para que os negócios aconteçam de maneira mais rápida e para que possamos apoiar os objetivos da administração pública”, disse Valmir.
Daniel Penteado complementou: “Nós entendemos Iraneide como uma pessoa visionária, interessada em escutar a pauta do Cluster e trazer para o município o que possa se apropriar. O Rio Grande do Norte tem 26 municípios costeiros e a presença de Areia Branca como única cidade interessada na nossa mesa mostra o interesse da gestora em atrair investimentos e recursos para que o município possa avançar.”
Ao final do encontro, que aconteceu na sede provisória da Prefeitura de Areia Branca, a prefeita enfatizou: “Eu agradeço e fico feliz por essa união. Ninguém faz nada sozinho. Essa união será benéfica para trabalharmos com segurança”, destacou.