A bandeira tarifária permanecerá verde no mês de abril, marcando dois anos consecutivos sem a cobrança de custos adicionais nas contas de energia elétrica dos consumidores.
Desde abril de 2022, a bandeira continua verde por causa condições favoráveis de geração no País, como informa a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Segundo o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, a bandeira verde em abril confirma as previsões favoráveis de geração, sem elevação de custos para o consumidor e com crescimento contínuo do uso de renováveis.
O sistema de Bandeiras Tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
A ANEEL reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis. A economia de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.