Com os avanços das ferramentas tecnológicas já é comum realizar diversos serviços de forma digital. Agora, o brasileiro conta com mais um e já pode reconhecer firma de forma totalmente digital. Desde o dia 31 de maio, o sistema está disponível para todos os cartórios do País, mas a adesão ao serviço ainda é gradual. No Rio Grande do Norte, até última segunda-feira (06), 10 cartórios estavam prontos para atender pelo sistema.
“Não existe um prazo fixado, mas o objetivo é que até o fim do ano todos os Tabelionatos de Notas do RN estejam aptos a atender”, disse o Dr. Airene José Amaral, Presidente da Associação dos Notários e Registradores do RN (Anoreg).
O reconhecimento de firma é o processo que garante a autoria da assinatura em um documento. Normalmente, o certificado é utilizado na compra de imóveis e automóveis, por exemplo. A digitalização do reconhecimento de firma faz parte de um processo de modernização feita pelos cartórios brasileiros.
Para ter acesso ao serviço online, usuários e cartórios precisam cumprir alguns requisitos e por essa razão o processo de adesão dos cartórios deve continuar de forma gradual.
“O cartório, para aderir, tem que ter um certificado A1 da ICP-Brasil, para poder autorizar as assinaturas. Muitos não têm esse tipo de certificado e estão providenciando para entrar no sistema. Os usuários precisam ter certificado digital para assinar”, explica Dr. Airene José.
Os 10 cartórios do Estado que já atendem pelo sistema ficam localizados em Parnamirim, Santa Cruz, Baraúna, São Vicente, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Tibau, São Bento do Trairi, Natal e Jardim de Piranhas.