Três chefs que atuam no Rio Grande do Norte estão concorrendo ao Prêmio Nacional Dólmã, considerado o Tapete Vermelho da Gastronomia no País. Elizabeth Assunção, Jefferson Mikael e Josifran Gomes são os representantes potiguares na categoria Estadual da premiação, que na edição deste ano acontece no Amapá.
Natural de Caicó/RN, Josifran Gomes ganhou por dois anos consecutivos o concurso Chef Arretado de Caicó (2017-2018), quando ainda era auxiliar de cozinha. Ainda em 2018, mudou-se para Natal para cursar Gastronomia e após a formação, comandou cozinhas e equipes de várias casas, chegando a vencer, em 2021, o Festival EnChefs RN. “Essa indicação tem muito significado pra mim. Isso me deixa muito gratificado, é um reconhecimento da minha dedicação à gastronomia e à minha vida profissional”, ressalta o Chef.
Além de Josifran, outro concorrente natural do RN também participa da competição. Jefferson Mikael, é de Natal/RN e iniciou na cozinha tendo como referência sua mãe. De auxiliar de cozinha, sua primeira conquista na vida profissional foi o diploma em Gastronomia. Já comandou a bancada de confeitaria em grandes restaurantes de Natal. Atualmente, é instrutor de cursos técnicos em confeitaria e em cozinha profissional, e comanda a própria confeitaria online. Como professor, Jefferson Mikael explica como busca valorizar a cultura local: “Esse evento de tanta importância para a gastronomia brasileira precisa ser reconhecido. Como professor, sou propagador de conhecimentos e levo sempre comigo a importância de nossa cultura e o dever da valorização de nossos produtos e produtores”.
Diferente dos outros dois Chefs, Elizabeth Assunção é natural de Recife/PE. Veio para o RN e em 2012 concluiu a graduação em gastronomia. Pós-graduada em Docência do Ensino Profissionalizante pelo Senac Nacional, Elizabeth atua como docente na área desde 2007. “É um reconhecimento importantíssimo da minha trajetória e da minha dedicação à gastronomia. Para mim, a gastronomia significa transformar vidas”, afirma Elizabeth Assunção.
A votação acontece de forma online até o dia 11 de agosto, através do link disponível no Instagram do evento @premiodolma. Embora a votação seja aberta ao público, o internauta poderá votar apenas uma vez em um chef de um único estado ou nos chefs de todos os estados. O resultado final da votação será anunciado no dia 12 de agosto durante a realização da cerimônia de premiação.