Hoje completa um mês que em decorrência das fortes chuvas no Rio Grande do Norte, a ponte localizada entre os municípios de Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos, no km 204, foi levada pelas águas. A ponte sobre o Rio Ponta da Serra foi destruída após o rompimento de açudes entre Lajes e Caiçara do Rio dos Ventos.
O trecho da BR-304, que interliga alguns dos municípios potiguares à capital Natal, incluindo Mossoró, está interditado há um mês. Um proprietário de um terreno próximo à região chegou a autorizar um desvio alternativo, que serviu como opção para os motoristas que querem evitar usar outras rotas.
Inicialmente, foi informado pelo Dnit que um desvio seria construído em 15 dias, entretanto, antes da conclusão, as condições chuvosas não permitiram. Em uma nova data, foi anunciado para conclusão em 30 dias, porém, não houve finalização. Em vídeo publicado nas redes sociais nessa segunda-feira (29), a Governadora Fátima Bezerra anunciou que o desvio da BR-304 ficará pronto no dia 10 de maio.
O desvio deve ser feito nas margens da própria BR-304 para funcionar como uma passagem temporária dos veículos, enquanto a reconstrução da ponte não for concluída. O Dnit informou que, quando finalizado, o desvio terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A camada de CBUQ terá sete centímetros de espessura, garantindo aos usuários mais segurança ao trafegar e, possibilitando, inclusive, a passagem de veículos pesados.