A Prefeitura de Galinhos informou, por meio de nota oficial, que fortes rajadas de vento foram registradas na tarde dessa quinta-feira (10), no município da Costa Branca potiguar.
A força dos ventos derrubou parte da torre de uma usina eólica, localizada no acesso à cidade, e deslocou a cobertura do Ginásio Poliesportivo do distrito de Galos, atingindo postes de eletricidade e residências próximas. Devido ao incidente, toda a área foi isolada. A Prefeitura informou que, apesar do susto, não houve feridos.
A região é monitorada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), por meio de uma estação climatológica. O meteorologista Gilmar Bristot, conversou com o Jornalismo TCM e comentou os incidentes causados pela condição climática.
“O vento, ontem à tarde, por volta das 14h às 16h, teve rajadas que variaram de 25 a 36 quilômetros por hora. Mas é preciso levar em consideração outros fatores, por exemplo: é uma região de alta salinidade. As estruturas metálicas sofrem muito com a salinidade do ar. O vento contribuiu, mas o que aconteceu também está relacionado à falta de manutenção das estruturas. Nós ainda não entramos no período de ventos mais fortes no Nordeste, que acontecem a partir de agosto. Pelo que estamos vendo, os ventos serão mais fortes do que o normal, então, tudo o que depende de estrutura metálica, sem revisão, vai sofrer danos. Inclusive, as árvores, se não forem podadas, poderão sofrer também as consequências”.
A Prefeitura de Galinhos informou que segue acompanhando a situação e prestando todo o suporte à população da região afetada..