A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou nesta quinta-feira (18) no seu terceiro dia. Apesar da paralisação, o INSS afirmou que os serviços prestados à população não foram significativamente afetados. O órgão destacou que mais de 100 serviços continuam acessíveis através do site Meu INSS, do aplicativo móvel de mesmo nome, e pela central de atendimento telefônico 135, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para aqueles que necessitam de atendimento pericial para obter auxílio-doença, o INSS recomenda o uso do Atestmed, um serviço de avaliação remota de documentos que visa agilizar a análise e reduzir a burocracia, eliminando a necessidade de perícia presencial. Os segurados com perícia médica já agendada para benefício por incapacidade temporária podem solicitar a conversão do agendamento para o Atestmed. Nos demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.
A paralisação, iniciada na terça-feira (16), é por tempo indeterminado. Os servidores reivindicam, entre outros pontos, a recomposição das perdas salariais dos últimos anos, a reestruturação e reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado, o cumprimento do acordo de greve de 2022, o nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social, a incorporação de gratificações, uma jornada de trabalho de 30 horas para todos, a revogação de normas que eliminam o teletrabalho, o estabelecimento de um programa de gestão de desempenho, melhores condições de trabalho e direitos para todos os trabalhadores, o fim do assédio moral institucional, e a reestruturação dos serviços previdenciários.
O INSS informou que divulgará um novo balanço do impacto da greve ainda nesta quinta-feira.