Duas pesquisadoras do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Alexandra Ferreira e Daiane Golbert, realizaram uma visita técnica às Caverna de Martins, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, percorrendo as formações geológicas do entorno.
A ideia é realizar um mapeamento de impactos ambientais da Caverna Casa de Pedra e da zona de amortecimento, que faz parte da primeira fase da elaboração do Plano de Manejo Espeleológico.
Alexandra Ferreira, afirmou que o estudo na temática faz parte do seu Plano de Trabalho dentro do órgão ambiental. “Aqui temos a oportunidade de nos aprofundar em assuntos na área de meio ambiente, e, no meu caso sendo a Espeleologia, encontrei nas cavernas de Martins o cenário perfeito para unir meus conhecimentos com a elaboração do Plano de Manejo do MONA Martins”, comentou.
A partir dos estudos sobre a região serrana do Rio Grande do Norte e os resultados das visitas técnicas realizadas no Idema, a profissional está elaborando uma série de material técnico-científico para a visitação das Cavernas de forma sustentável.