A região de Mossoró, juntamente com Grossos, Areia Branca e Macau, será uma das grandes beneficiadas pela inclusão da indústria salineira no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), conforme o Decreto nº 34.264/2024, publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de dezembro de 2024. A medida atende a uma reivindicação histórica do setor e visa fortalecer a produção de sal e a sofisticação da indústria salineira do Rio Grande do Norte.
De acordo com Silvio Torquato Fernandes, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), a implementação do decreto representa um avanço significativo para a indústria salineira, com a expectativa de melhorias no processo produtivo e ampliação da competitividade das empresas do setor.
“A região de Mossoró, que compreende Grossos, a Areia Branca, Macau, serão as grandes beneficiadas por esse decreto. E, com isso, nós esperamos uma grande implementação na produção de sal e numa sofisticação melhor ainda da indústria salineira do Rio Grande do Norte.”, disse Torquato.
O PROEDI, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC), desempenha papel fundamental no fortalecimento da economia do Rio Grande do Norte. O programa já beneficia 300 indústrias no estado, gerando mais de 56 mil empregos diretos.