Jean Paul Prates foi demitido da Petrobras nessa terça-feira (14) pelo presidente Lula (PT). Inicialmente, a informação foi dada pela imprensa. Em seguida, por meio de comunicado ao mercado financeiro e acionistas, a Companhia confirmou a informação e disse que Jean Prates solicitou, junto ao conselho administrativo, o encerramento antecipado de seu mandato.
Caso a solicitação seja aprovada, o político pretende renunciar ao cargo de membro do conselho logo em seguida.
Quem assume o lugar de Prates, temporariamente, é Magda Chambriard. A engenheira foi diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis na gestão Dilma Rousseff (PT).
Veja nota da Petrobras:
“Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prattes, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado”, diz a nota.