Por Tárcio Araújo.
Um açude inacabado, ainda em construção pela empresa CLTP e sob execução da CODEVASF, na Serra de João do Vale em Jucurutú/RN, tem deixado os moradores locais apreensivos após o inicio do período chuvoso.
O açude circunda a única via de acesso dos moradores, e com as chuvas das últimas 24h ele encheu e transbordou. A empresa abriu um sangradouro de última hora para o escoamento das águas, afim de evitar seu rompimento. No entanto, a vala improvisada despeja para o perímetro da estrada o que deixou os moradores isolados e sem trafegabilidade.
“Ao que consta pra gente esse açude não fazia parte dos serviços da obra da estrada. Ele apareceu ai sem ninguém dar uma explicação pra gente, sendo feito com dinheiro público em propriedade privada, e agora deixou a comunidade ilhada por conta disso. Sem falar que se ele estourar vai atingir as casas lá em baixo, será uma tragédia aqui”, conta Cassio Medeiros, morador da serra.
O Ministério Público Federal investiga a obra da estrada de Serra de João do Vale. Na última terça-feira (14) agentes do MPF fizeram uma diligencia no local, afim de apurar informações sobre os serviços. A construção do açude com recurso público em propriedade privada é objeto das investigações. A prefeitura de Jucurutu não se manifestou sobre a caso.