Por Clara Fonseca/estagiária
Nesta terça-feira (19), a Polícia Civil realizou a “Operação Vista Grossa” no Rio Grande do Norte. A ação acontece por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (DECCOR) e com o apoio do Instituto Técnico-Científico de Perícia.
A operação teve o objetivo de desmontar um esquema de fraudes nos exames oftalmológicos realizados nos processos de habilitação de condutores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). Durante as investigações foi constatado que alguns candidatos pagavam pela aprovação nesses exames.
Ao todo, segundo a investigação, estavam envolvidos dois médicos credenciados, uma servidora da autarquia e dois despachantes, que eram responsáveis pelo encaminhamento dos processos às clínicas onde os médicos atendiam. Em alguns casos, eram realizados sorteios manipulados de atendimentos para garantir as aprovações.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar e pessoal, além da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão. Durante a execução, uma mulher, de 67 anos, que trabalha como despachante, tentou destruir as provas, o que se configura como crime de fraude processual.
A Justiça determinou o afastamento imediato dos dois médicos e da servidora. De acordo com a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento para que todos os envolvidos no caso sejam responsabilizados.