Pau dos Ferros, que fica a 400 km de Natal, no Rio Grande do Norte, marcou um feito histórico ao inaugurar, no dia 11 de julho, o primeiro núcleo da Rede de Inovação para a Educação Híbrida (Rieh) instalado fora de uma capital brasileira. Com um investimento de R$ 400 mil, a iniciativa, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), integra a Política Nacional do Ensino Médio e o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.
A Rieh tem como objetivo transformar a educação por meio de tecnologias e metodologias inovadoras, promovendo a formação de estudantes e o apoio aos professores. O núcleo de Pau dos Ferros é um marco para a educação no interior do Rio Grande do Norte, levando inovação e equidade ao ensino híbrido em regiões mais distantes dos grandes centros. A iniciativa evidencia o desejo do MEC em expandir o acesso à educação de qualidade, com 52 núcleos planejados em 24 estados, dos quais 39 estão prontos e 36 em funcionamento.
No dia 10 de julho, representantes do MEC e da Rieh estiveram no Rio Grande do Norte para fortalecer iniciativas de ensino médio integral. A comitiva visitou o campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que sediará um polo do Curso de Especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (GEPEM), promovido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). O encontro envolveu gestores, coordenadores pedagógicos e professores, com foco em inovações no ensino-aprendizagem e integração tecnológica.
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, destacou a importância de modernizar a educação com tecnologias que respeitem as particularidades culturais de cada região. “Investir em tecnologia para a educação é garantir equidade, qualidade e protagonismo para estudantes e professores. Em áreas como o interior do Rio Grande do Norte, esses espaços são estratégicos para promover a autonomia pedagógica e a produção de conteúdos locais”, afirmou.
Luciana Santa Rita, do NEES/UFAL, reforçou que os núcleos da Rieh demonstram o potencial da parceria entre pesquisadores e educadores no desenvolvimento de tecnologias de ponta, incluindo inteligência artificial, para fortalecer o ensino público.