Cerca de três toneladas de carnes vencidas, impróprias ou com etiquetas de validade adulteradas, foram apreendidas nessa segunda-feira (18) em um frigorífico localizado em Pau dos Ferros. A operação foi realizada por fiscais do Procon do Rio Grande do Norte em parceria com a Vigilância Sanitária do município, após a denúncia de um consumidor local.
Segundo o Procon o estabelecimento foi parcialmente interditado e será multado. O valor será definido de acordo com a gravidade da infração e o faturamento bruto do estabelecimento dos últimos três meses. Autos de infração e apreensão foram lavrados após a constatação de crimes contra as relações de consumo e contra a ordem econômica e tributária.
De acordo com a Vigilância Sanitária no mesmo local já foram apreendidas cerca de uma tonelada de mercadoria vencida em anos anteriores. Desta vez alguns produtos apresentavam data de validade para abril. Todo o material apreendido será descartado.
Para o Procon o consumidor é o principal fiscal do seu direito e, caso identifique práticas infrativas como essa, poderá denunciar, no canal da ouvidoria de Direitos Humanos da SEMJIDH ou através do WhatsApp (84) 981473498.