O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (8) o padre Raimundo Vanthuy Neto como novo bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Ele será o sucessor de Dom Edson Damian que, na mesma data, foi aceita sua renúncia apresentada ao Papa em quatro de março deste ano ao completar 75 anos.
O bispo eleito da Diocese com a maior porcentagem de população indígena do Brasil nasceu em Pau dos Ferros (RN) em dez de maio de 1973. Na década de 1980 chegou em Roraima junto com os pais e os cinco irmãos. Em 1991 iniciou a formação no Seminário São José de Manaus, onde são formados os futuros presbíteros das nove igrejas locais que fazem parte do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizando os estudos em Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano. É Mestre em Teologia com especialização em Missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – SP.
O padre Vanthuy Neto foi ordenado diácono em 11 de julho de 1999 e presbítero da Diocese de Roraima em 3 de junho de 2001. Foi diretor e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia, atualmente Faculdade Católica do Amazonas, e colabora com os estudos sobre o Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia.