Nesta segunda-feira (8), a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte recebeu mais de 7 mil chips de internet durante o lançamento do Programa Internet Brasil. A cerimônia contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário nacional de telecomunicações, Hermano Tercius, e da secretária de Educação do estado, Socorro Batista, além de estudantes e escolas beneficiadas.
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da ação para democratizar o acesso à internet e fortalecer as ferramentas de estudo. “O programa Internet Brasil está chegando às escolas do Rio Grande do Norte, com mais de vinte e dois mil chips destinados este ano para as escolas da rede estadual. Nessa primeira etapa, mais de sete mil chips estão sendo distribuídos, garantindo internet gratuita para os estudantes não só na sala de aula, mas também em casa e onde quer que estejam”, disse.
A iniciativa é uma parceria entre os Ministérios das Comunicações (MCom), da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Governo do Rio Grande do Norte. O programa beneficia estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que estejam cursando o ensino fundamental ou médio.
O secretário nacional de telecomunicações, Hermano Tercius, enfatizou a missão prioritária do Governo Federal em garantir que todos os estudantes tenham acesso à internet, destacando que “o aprendizado não se restringe à sala de aula. Com esses chips, os estudantes poderão continuar os estudos em casa e fortalecer o aprendizado.”
A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, ressaltou que “a inclusão digital é um passo essencial para a inclusão social. Estamos comprometidos em garantir que todos os estudantes tenham as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos.”
Os chips de internet oferecem pacotes de dados de 20GB mensais, permitindo que os alunos acessem a internet fora do ambiente escolar. Este acesso contínuo possibilita um aprendizado mais amplo e o uso de recursos educacionais online, fortalecendo a educação digital e reduzindo a desigualdade no acesso à informação.
Além da entrega dos chips, gestores das escolas participaram de um workshop promovido pela SEEC com técnicos do Ministério das Comunicações, orientando sobre a distribuição e a operacionalização dos chips nas escolas.
Os alunos beneficiados comemoraram a iniciativa, destacando a importância do acesso à internet para continuar os estudos e realizar pesquisas. “É uma ferramenta essencial para a vida do estudante”, comentou Alice Kelli Souza, aluna da escola Senador Dinarte Mariz.
O programa Geração Conectada, inserido no Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), também foi mencionado como parte dos esforços do Governo do RN para levar 100% de conectividade a todas as escolas da rede estadual, com investimentos de R$ 77 milhões para a instalação de internet banda larga em 586 unidades escolares.
A solenidade de lançamento do Programa Internet Brasil no Rio Grande do Norte contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Hermano Tercius, secretário nacional de telecomunicações, e outras figuras públicas ligadas à educação e aos direitos humanos.