O projeto de Extensão Ciência no Parque, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), promoverá atividades de observação da Lua ao longo do mês de setembro em oito cidades do Rio Grande do Norte. As atividades são gratuitas e abertas a pessoas de todas as idades. As observações ocorrerão das 18h às 21h em praças públicas das cidades participantes.
Programação:
- 09 de setembro: Mossoró/RN – Praça do bairro Santa Delmira
- 15 de setembro: Fernando Pedroza/RN
- 16 de setembro: Santana do Matos/RN
- 20 de setembro: Caraúbas/RN
- 22 de setembro: Pedro Avelino/RN
- 23 de setembro: Afonso Bezerra/RN
- 27 de setembro: Fortaleza/CE
- 30 de setembro: Angicos/RN
Em cada local, telescópios serão montados em praças e a equipe do projeto conduzirá observações da Lua e dos planetas. Além disso, haverá diálogos sobre a importância dos astros celestes em nossas vidas.
A programação é parte de uma agenda de popularização da ciência alinhada com as propostas da NASA e é coordenada pelo professor Gustavo Rebouças, do Ciência no Parque no campus de Angicos da Ufersa. A seleção das cidades foi baseada na presença de campi da Ufersa ou no contato pré-existente com escolas públicas locais.
O projeto conta com o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o apoio da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern). As atividades têm o suporte do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), do campus de Angicos e do grupo de astronomia do campus de Caraúbas.
Você precisa fazer login para comentar.