O dia era 16 de outubro, o ano 1981. Um carro de som circulou por Assú e região com um convite especial, inauguração da Rádio Princesa do Vale. Em 2021, a emissora comemorou 40 anos de existência. Uma trajetória que se confunde com a própria história do município. Em comemoração ao aniversário, a Rádio confeccionou uma revista e ganhou até minidocumentário em sua homenagem.
Produzido pela equipe do Canal TCM, emissora de televisão do mesmo grupo da Princesa 90,7 FM, o minidocumentário mostra diversos momentos importantes da rádio. “O Vale do Açu e própria cidade do Assú tem uma história antes e depois da Rádio Princesa,” relata Lucílio Filho, que está há 36 anos como diretor da emissora e é um dos responsáveis por contar a história na peça audiovisual.
A rádio se tornou referência na região e é vista pelos moradores como patrimônio da cidade. A emissora, que surgiu da união de 33 sócios, teve inclusive o nome escolhido em um concurso que movimentou a cidade. A chegada de Dr. Milton Marques ao grupo foi decisiva para realização do sonho de se ter uma rádio em Assú. “Foi uma luta muito grande, inclusive a questão financeira. (…) Graças a Deus, apareceu Doutor Milton na época, que foi um dos sócios fundadores muito importantes para a rádio”, explicou à revista Hélio Alves, filho do prefeito da cidade na época.
Nos 40 anos de história, a Rádio registrou momentos marcantes do município como, por exemplo, um assalto cinematográfico ao Banco do Nordeste e a última visita de Frei Damião a cidade. Com os avanços tecnológicos na comunicação, a Rádio tem se adaptado com facilidade as novas ferramentas e continua presente e decisiva nos debates importantes da região.
O assalto cinematográfico ao Banco do Nordeste, a última visita de Frei Damião a Assú, a fundação da Rádio e várias outras histórias são contadas em detalhes na 5ª edição da Revista Princesa.