Em novo boletim epidemiológico, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte informou que o estado tem 31 casos confirmados de varíola dos macacos. No boletim divulgado nesse domingo (04) a Sesap também confirmou os primeiros casos da varíola em mulheres.
São 27 casos em pacientes do sexo masculino e quatro em pacientes do sexo feminino. Em relação a idade, são 16 pessoas na faixa etária dos 30 aos 39 anos; duas entre 20 e 29 anos; uma na faixa de 0 a 11 anos; uma entre 50 e 59 anos e uma dos 60 aos 69.
De acordo com o boletim, atualmente Mossoró tem dois casos confirmados – ambos do sexo masculino e com histórico de viagem para outros estados – e um suspeito.
Para deter o aumento de casos, a Sesap lançou no mês passado um plano de contingência com orientações para os serviços de saúde sobre medidas de prevenção e controle de transmissão da doença. No estado, os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró, são as unidades de referência para atendimento dos adultos e o Maria Alice Fernandes em eventuais casos da varíola em crianças.