Os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte entram em greve a partir desta quarta-feira (5) por tempo indeterminado. A decisão de paralisar os serviços foi tomada em assembleia realizada no dia 28 de junho.
Uma das principais reinvindicações da categoria é a realização de um concurso público para compor o quadro do Detran. “Embora tenha assinado um acordo em outubro de 2019, o Governo não diz quando vai realizar o certame. Apenas indica que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que em breve será assinado com o Ministério Público de Contas vai incluir nossa categoria. Será que o certame vai dispor de vagas necessária para preencher o quadro do Detran? Não sabemos”, diz a nota do Sindicato do Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai/RN).
Os profissionais também reivindicam a reposição das perdas salariais e a implementação de um Programa de Incentivo à Qualificação (PIQ) e Auxílio Alimentação.
Coordenador de comunicação do SINAI-RN e trabalhador do DETRAN, Alexandre Guedes afirma que desde março, mês da data-base da categoria, foram realizadas várias audiências que não trouxeram resultados: “De lá para cá o Governo não apresentou nenhuma proposta concreta. Diante disso, nos restou acionar o último instrumento que nos resta, que é a greve”.
Em Mossoró, servidores seguem a decisão e vão aderir à greve. De acordo com os representantes da categoria do município, o setor de vistoria vai será o mais afetado, pois os todos servidores efetivos vão paralisar as atividades.