A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) lança neste sábado (17) a campanha Verão Protegido 2026, voltada à ampliação da vacinação e ao reforço das ações de prevenção contra a dengue e outras doenças comuns no período de verão. A abertura ocorre com um Dia D de mobilização, com participação de todos os municípios potiguares.
A campanha seguirá até depois do Carnaval, com encerramento previsto para o dia 27 de fevereiro. A Sesap orienta que as secretarias municipais de saúde adotem estratégias para ampliar o acesso da população às vacinas, incluindo a instalação de postos volantes em locais de grande circulação, como praias, parques e praças.
As ações devem priorizar a aplicação dos imunizantes contra Covid-19, Influenza, HPV e dengue. Além da vacinação, a campanha prevê a realização de atividades educativas voltadas à prevenção da dengue, Zika e Chikungunya, bem como orientações sobre Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), mais frequentes durante o verão.
O destaque dado à dengue está relacionado ao aumento do risco de transmissão nesta época do ano. Diante disso, a Sesap também orienta os municípios a intensificarem as visitas domiciliares e as inspeções em prédios públicos para eliminação de possíveis criadouros do mosquito, além de promover articulações com outras secretarias e órgãos municipais para ampliar as ações de proteção nos territórios.
As diretrizes completas da campanha estão detalhadas em Nota Informativa divulgada pela Sesap, que orienta a execução das atividades ao longo do Verão Protegido 2026.















































