Em entrevista ao programa Meio-Dia TCM, da Rádio 95 FM, nesta sexta-feira (2), a secretária-chefe de Gabinete da Prefeitura de Tibau, Cacilda Alves, destacou os desafios enfrentados pelo município em meio ao intenso fluxo de veranistas. Segundo ela, o crescimento expressivo da população neste período tem comprometido, principalmente, o sistema de abastecimento de água.
De acordo com a secretária, a estrutura existente não consegue atender plenamente à demanda gerada pelo aumento repentino de moradores temporários, o que impossibilita a garantia de fornecimento regular de água em todas as residências, sobretudo nos horários de maior consumo. Ela ressaltou que a Prefeitura mantém contato permanente com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na tentativa de reduzir os impactos do desabastecimento em áreas mais afetadas da cidade.
“É muito difícil oferecer uma garantia quando não há uma estimativa de população nesse período. Se você for pensar que a cidade sai de 5 mil para 170 mil pessoas no dia 31 fica humanamente impossível de prever um cenário como esse”, afirmou.
Um dos destinos mais procurados pelos mossoroenses durante o verão, Tibau registra uma sobrecarga não apenas no abastecimento de água, mas também na mobilidade urbana e em outros serviços públicos. Como medida para minimizar os transtornos no trânsito, a Prefeitura planeja a construção de uma nova estrada ligando a RN-013 à comunidade de Gado Bravo. A obra já está em fase de licitação e tem como objetivo desafogar o fluxo de veículos no Centro da cidade.

Cacilda ressaltou que, apesar das limitações orçamentárias, a gestão municipal tem buscado alternativas para lidar com o aumento expressivo da população.
Conforme dados da Prefeitura, cerca de 175 mil pessoas estiveram em Tibau durante as festividades de réveillon. Para o mês de janeiro, a estimativa é de que aproximadamente 200 mil pessoas circulem pela cidade.
O número representa um crescimento de cerca de 40 vezes a população fixa, estimada em 5.300 habitantes de acordo com o Censo de 2022 do IBGE.
Ainda nesta sexta-feira (2), motoristas enfrentaram longos congestionamentos na Avenida Dehon Caenga, no perímetro urbano do município, devido a interdição parcial da via para a realização de serviços da Caern.
Leia mais: Caern realiza desobstrução na rede de abastecimento em Tibau
Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, a intervenção foi necessária para a desobstrução da rede de abastecimento que atende áreas das praias das Emanuelas e de Gado Bravo. Inicialmente prevista para ser concluída na terça-feira (5), a obra poderá ser finalizada ainda no fim da tarde desta sexta-feira.



















































