Fortaleza, Ceará, recebe desde ontem, 29 de outubro de 2024, cerca de 300 representantes de sindicatos da educação, educadores e pesquisadores de diversas nações, incluindo Alemanha, Angola, Estados Unidos, Costa Rica, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Uruguai, Argentina e Brasil. O evento, que tem como tema “Do local ao global, fortalecendo a educação pública e a organização sindical!”, ocorre em paralelo à reunião dos ministros da Educação do G20.
Entre os participantes, o coordenador-geral do sindicato de Mossoró, professor Rômulo Arnaud, se junta a outros professores do Rio Grande do Norte, como Bruno Vital e Fátima Cardoso, ambos da coordenação do SINTE. Rômulo Arnaud destacou a grave escassez de professores em diversas regiões do mundo, o que compromete a qualidade da educação. Ele relatou que muitos docentes estão desmotivados e alguns até abandonam a profissão.
A situação é ainda mais preocupante, conforme o dirigente, que observou que países ricos da Europa, como Inglaterra e Portugal, estão atraindo professores de nações em desenvolvimento para preencher lacunas em seus sistemas educacionais. Essa dinâmica reflete uma crise docente global que será um dos principais tópicos de discussão durante o evento.
A programação de hoje, 30 de outubro, inclui painéis e debates sobre a valorização dos profissionais da educação e o financiamento da educação pública. Os destaques do dia são:
- 9h: Painel “Sentimentos e Ações: Valorização das/os trabalhadoras/es e o financiamento da educação pública”, com representantes das entidades filiadas à Internacional da Educação/Confederação Sindical da Educação dos Países de Língua Portuguesa.
- 12h: Almoço.
- 14h: Painel “Olhares no Futuro: Recomendações das Nações Unidas”, com exposições sobre as recomendações da OCDE e um debate sobre a implementação dessas orientações.
- 17h: Apresentação e aprovação da Carta de Fortaleza.
- 18h: Encerramento do evento.
O encontro tem como objetivo promover a troca de experiências e buscar soluções para os desafios enfrentados pelos profissionais da educação em diferentes contextos globais.