A construção do reservatório principal da Adutora Apodi-Mossoró, localizado no bairro Bela Vista, em Mossoró, está em estágio avançado e tem previsão de conclusão até julho deste ano. Com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água, o equipamento será interligado aos demais reservatórios do município.
O sistema Apodi-Mossoró é formado por sete poços profundos situados no Sítio Carrasco, entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra. A água captada percorre aproximadamente 60 quilômetros de tubulação até Mossoró, passando por duas estações elevatórias responsáveis pelo bombeamento.

De acordo com Gregory Santiago, gestor de obras da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o novo sistema irá promover um aumento superior a 30% na oferta de água para o município.
“Estamos falando de um incremento de 1,1 milhão de litros, o que representa um crescimento de 33% na oferta de água para Mossoró”, destacou o gestor.

Segundo ele, a ampliação é essencial para atender áreas que enfrentam maior demanda por abastecimento.
“Esse reforço permitirá melhorar o atendimento tanto a partir dos poços existentes quanto da adutora Jerônimo Rosado, que traz água do município de Assú”, explicou.
Atualmente, a adutora encontra-se em fase de testes e opera com cerca de 25% de sua capacidade, o equivalente a 250 mil litros de água. A expectativa é que, ainda neste mês de janeiro, o sistema passe a funcionar de forma parcial na cidade.




















































