Com informações da Caern
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando testes operacionais na adutora Apodi–Mossoró para iniciar o funcionamento do novo sistema em Mossoró a partir de janeiro de 2026.
Atualmente, a água captada em poços no Sítio Carrasco, zona rural de Apodi, já começa a chegar ao bairro Bela Vista de forma experimental. A projeção da Caern é de que, ao final da obra, 5 milhões de litros de água sejam acumulados no reservatório do Bela Vista. Os ajustes técnicos seguirão ao longo do mês de dezembro.
Com a integração da adutora ao abastecimento de Mossoró em janeiro, o atendimento aos bairros Bela Vista, Cidade Nova e Pousada das Thermas será reforçado com 250 mil litros de água por hora. A capacidade plena do sistema, estimada em 1,1 milhão de litros por hora, será alcançada até julho de 2026, quando o sistema estará funcionando em sua totalidade.
Quando estiver operando plenamente, o sistema fornecerá água para reservatórios como os dos bairros Abolições, Santo Antônio, Nova Betânia e para os reservatórios da região Central, localizados em frente ao Hospital Wilson Rosado.
O investimento realizado na obra é de R$ 90 milhões. Além de reforçar a segurança hídrica de Mossoró, o novo sistema adutor já abastece regularmente os moradores da cidade de Governador Dix-sept Rosado.
MONITORAMENTO DO SISTEMA
Durante os testes, às margens da BR-405, entre Mossoró e Apodi, podem aparecer pontos de água no trecho. Isso ocorre porque os ensaios simulam o funcionamento real do sistema, permitindo identificar ajustes necessários. Eventuais vazamentos são corrigidos imediatamente pelas equipes de campo que fazem o monitoramento do sistema.
Nesta etapa, está sendo transportado apenas 25% da vazão projetada da adutora, volume suficiente para testar os 63 quilômetros de tubulação. As equipes percorrem todo o trajeto para verificar a integridade da estrutura e preparar o sistema para operar com sua capacidade máxima.

















































