Com informações da CMM
Na manhã desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Mossoró realizou a última sessão ordinária do primeiro semestre de 2025. Durante a sessão, os vereadores utilizaram a tribuna para agradecer à população, prestar contas de seus mandatos e destacar projetos, conquistas e desafios enfrentados ao longo dos últimos seis meses.
O presidente da Casa, vereador Genilson Alves (União Brasil), encerrou os trabalhos destacando o papel dos parlamentares nas comunidades. “Vemos os vereadores visitando as comunidades todos os dias. Buscando solucionar os anseios da população. Nosso legislativo tem trabalho ativo e é respeitado pelo compromisso que vem demonstrando com o povo” declarou.
Genilson também apresentou os projetos administrativos da Câmara, como a reestruturação financeira, valorização dos estagiários, implantação de intérprete de Libras através de seleção transparente, melhorias na Fundação Vereador Nogueira, a criação da Escola do Legislativo e a aprovação do Programa Incluir, em parceria com o Executivo municipal.
Entre os vereadores que se pronunciaram, Tony Cabelos (União Brasil) relembrou sua trajetória como morador do Bairro Dom Jaime Câmara, comemorando avanços na educação, como a climatização da Escola Maria do Céu e a chegada de 21 computadores, além da futura implantação de linha de ônibus para o bairro Liberdade.
Lucas das Malhas (União Brasil) celebrou a ampliação da creche em sua comunidade, uma luta iniciada ainda no mandato de sua avó, ex-vereadora Maria das Malhas. Ele também destacou o papel da mobilização popular para evitar o fechamento da Escola Estadual Maria Estela.
A vereadora Plúvia (PT) ressaltou os desafios enfrentados pelas mulheres no parlamento e denunciou práticas machistas ainda presentes no ambiente político. Ela prestou contas de sua atuação com 13 projetos de lei, 3 projetos de resolução, 122 indicações e 10 requerimentos, além de destacar sua atuação na luta contra o racismo institucional e na defesa de políticas públicas voltadas para as mulheres, população LGBTQIAPN+ e classe trabalhadora. Anunciou também audiência pública sobre políticas para população LGBTQIAPN+ no retorno do recesso, em 7 de agosto.
João Marcelo (PSD) enfatizou seu compromisso com o diálogo, a escuta ativa e a atuação nos bairros, apresentando mais de 300 documentos legislativos no semestre. Ele agradeceu o apoio da população e reafirmou seu compromisso com um mandato popular e participativo.
Ozaniel Mesquita (União Brasil) apresentou um balanço de 146 indicações, 10 decretos legislativos, 3 projetos de lei e 24 requerimentos e moções. Ele destacou a criação da Medalha Tércio Rosado em homenagem ao pioneiro do cooperativismo em Mossoró e a realização de audiência pública sobre o tema, além da conquista de mais de 5 mil canetas de insulina para a população.
Kayo Freire (PSD) enfatizou o compromisso com a cultura, juventude, saúde e educação. Destacou projetos como o “Com Saúde na Praça”, leis voltadas para pessoas com fibromialgia e a instalação da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente. Seu mandato apresentou 91 indicações, 29 projetos de lei ordinária e 39 requerimentos.
John Kenneth (Solidariedade) apresentou 167 proposições, incluindo solicitações de obras, iluminação pública e faixas de pedestres. Ele destacou a reforma da UBS Dr. Joaquim Saldanha e ações sociais como o projeto Comunidade em Ação, que já atendeu centenas de pessoas.
Vladmir (PSD) apresentou um balanço dos primeiros seis meses de mandato agradecendo aos 3.109 votos recebidos, fruto da confiança da população tanto da zona rural quanto urbana. Destacou o trabalho desenvolvido com sua equipe de gabinete, com 147 indicações, 13 projetos de lei, 10 requerimentos, uma audiência pública sobre a Estrada do Cajueiro e uma sessão solene na Semana do Agricultor. Também citou o projeto de lei que reconhece como de utilidade pública a Associação Sociocultural das Comunidades Colegiais, reforçando o compromisso com as causas do campo e da cidade.
Jailson Nogueira (PL), por sua vez, usou a tribuna para agradecer aos 3.350 eleitores que confiaram em sua candidatura e reforçou que cada voto representa uma responsabilidade. Afirmou que os primeiros meses foram de muitos aprendizados, desafios e, sobretudo, disposição para fazer a diferença. Declarou que chegou à Câmara com o desejo de acertar, lutar por melhorias concretas para Mossoró e seguir no caminho certo, mantendo uma postura firme, mas independente, em favor da população.
Dr. Cubano (PSDB) usou a tribuna para agradecer à população pela confiança e afirmar seu compromisso com o trabalho em busca de melhorias para o povo de Mossoró.