Em 11 de outubro se comemora o Dia do Teatro Municipal no Brasil. A data valoriza a importância do espaço como o palco principal da cultura e do entretenimento, seja em qual município for.
Em Mossoró, o Teatro Municipal Dix-huit Rosado é um dos principais equipamentos do Corredor Cultural da cidade. Inaugurado em 2003, o local já recebeu diversos artistas e grandes espetáculos.
“A inauguração do teatro pra gente foi um deslumbre. Primeiro, porque ele foi consequência de uma luta dos artistas durante anos para construção de um espaço onde os artistas de Mossoró pudessem trabalhar e mostrar suas produções. Foi um coroamento de muita luta”, relembrou Nonato Santos, professor e artista.
No entanto, em fevereiro deste ano, as cortinas para a plateia se fecharam e, desde então, o público mossoroense perdeu o seu principal lugar de cultura.
Na época, um curto-circuito em um ar-condicionado provocou um incêndio, que atingiu a área do teatro do teatro. Felizmente, não haviam pessoas dentro do ambiente, porém, o fato foi o ponto de partida para uma interdição do local pelo Corpo de Bombeiros.
Como consequência da interdição, os principais eventos culturais precisaram ser realocados para outros espaços. Entre eles, o Festival de Teatro da Universidade do Rio Grande do Norte (Festuern), que neste ano será realizado em Caicó.
“Hoje cada grupo faz da sua sede o seu espaço de apresentações. Foi uma alternativa criada diante da impossibilidade de termos espaços públicos para o setor cultural”, afirmou a atriz Renata Soraya.
“É um prejuízo enorme para Mossoró, que se diz a Capital da Cultura, ter um teatro de portas fechadas há tanto tempo”, ressaltou o artista Dionísio do Apodi.
Durante esse período, o Jornalismo TCM buscou o Corpo de Bombeiros Militar para entender a situação do teatro. Segundo o órgão de segurança, o projeto de combate a incêndio enviado pela Prefeitura de Mossoró foi aprovado pela corporação, no entanto, ainda resta ao município a conclusão das adequações.
Em entrevista à Sabatina TCM, no dia 30 de agosto, o prefeito Allyson Bezerra afirmou que a prefeitura vem cumprindo o seu papel para a liberação do espaço, porém, as exigências feitas pelos Bombeiros estariam inviabilizando a conclusão das medidas de segurança.
Em nota, o Corpo de Bombeiros ressaltou que “a ação busca assegurar a proteção contra incêndios, garantindo a segurança dos frequentadores e do patrimônio histórico-cultural da cidade”.
Relembre: Festuern 2024 será realizado em Caicó devido à falta de teatros disponíveis em Mossoró
Enquanto não há um desfecho que permita a reabertura do espaço, pouco há o que se comemorar neste 11 de outubro. Após oito meses de interdição, o espetáculo ficou mudo no Teatro Municipal de Mossoró.
“Eu lembro de um teatro em que existia um dia de folga na semana. Era o único dia em que ele fechava. É esse teatro que nós sonhamos um dia reencontrar”, concluiu, Dionísio.
Você precisa fazer login para comentar.