Matéria escrita pela estagiária Ingrid Furtado com supervisão de Likely Barros.
Intitulada a maior processadora de castanha de caju do mundo, a empresa Usibras em Mossoró passará por mudança de endereço. Antes localizada no bairro Abolição II, onde esteve sediada nos últimos 44 anos, a fábrica se mudará para o Parque Industrial.
A antiga sede da Usibras seria reformada para dar lugar a uma unidade do Assaí Atacadista, mas a informação ainda não foi comprovada pela Assessoria de Imprensa da rede de atacarejo. Já a mudança de endereço da Usibras foi confirmada por Frank Felisardo, secretário municipal de desenvolvimento econômico de Mossoró.
De acordo com o secretário, a mudança já é certa e a nova fábrica será construída para ampliar o processo de produção. As últimas informações apontam que as empresas envolvidas ainda discutem as cláusulas da negociação. “Pelo que me informaram a previsão era que até o final dessa semana fechariam o acordo”, ele explica.
Sobre a empresa
Fundada em 1979 como uma empresa familiar, a Usibras conquistou presença global. Hoje, processa mais de 100 mil toneladas de castanha de caju por ano. Entre os produtos desenvolvidos, estão os pellets da casca de castanha, a própria castanha de caju e o LCC – Líquido de Castanha de Caju.
Os pellets são resíduos de biomassa vegetal que servem de combustível biodegradável. O LCC, por sua vez, é um líquido altamente corrosivo e calorífico, com usos industriais diversos que vão desde a fabricação de inseticidas a revestimentos e isolamentos elétricos. A castanha de caju é processada de formas diversas, como em forma de farinha, pasta, granulada ou pedaços inteiros.
Além da unidade em Mossoró, a empresa conta com outras três unidades: uma em Aquiraz, no Ceará, outra em Ghana, na África e em Camden, Nova Jersey, nos Estados Unidos.