Estudantes e pais da Comunidade Maísa, na zona rural de Mossoró, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (07), em frente ao Palácio da Resistência, contra a falta de transporte público no turno vespertino na região.
Segundo Andreia Ribeiro, que é mãe de estudante, após uma reunião realizada em fevereiro, o município se comprometeu em disponibilizar um veículo no período da tarde, no entanto, até o momento, essa ‘promessa’ não foi cumprida.
“A gente participou de uma reunião em fevereiro e ficou prometido que iria dar certo. Ficamos esperando o transporte na segunda, mas não passou. Na quinta, mandaram a gente entrar em contato com a Prefeitura, quando fomos lá, recebemos a informação de que a Prefeitura não tinha condições de arcar com esse custo”, afirmou.

Para o estudante de Informática do IFRN, Everton Rodrigues, que precisa do transporte diariamente, a falta do serviço vem gerando um custo acima das condições de sua família.

“A situação é bem complicada. No ano passado, fui aprovado no IFRN, cursei o primeiro período todo, só que o custeio do transporte é de R$ 700 mensais. Eu estava pagando esse valor, mas nós somos moradores de baixa renda. Lá em casa, por exemplo, só recebemos um salário mínimo, e são condições que a gente entende que não são possíveis. A gente quer se qualificar para o mercado de trabalho e, por isso, estamos aqui pedindo o apoio e a sensibilidade da Prefeitura para que possamos ter esse transporte no turno vespertino”, ressaltou.
Andreia Ribeiro também acrescenta que, diante desse contexto, muitos estudantes da Maísa acabaram abandonando as aulas.
“É uma realidade muito triste, pois muitos acabam abandonando seus sonhos por não ter condições de pagar um transporte e ter um transporte público”, finalizou.
A respeito da reivindicação, o Jornalismo TCM entrou em contato com a Prefeitura de Mossoró, que se posicionou por meio de nota.
“A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró informa que não procede a informação de retirada de linhas de ônibus para estudantes da comunidade Maísa, na zona rural de Mossoró. Relembra que foi a atual gestão municipal que criou novas linhas para atender estudantes da Maísa, inclusive com investimento de recursos próprios. As linhas seguem em pleno funcionamento, sendo disponibilizados um ônibus pela manhã e dois ônibus à noite, atendendo estudantes universitários. A Prefeitura garante a oferta de ônibus para os universitários, mesmo não sendo uma obrigação legal do município de Mossoró, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/1996) estabelece que o transporte escolar de responsabilidade do município deve atender alunos da rede municipal da educação infantil e ensino fundamental. O Município se soma à comunidade da Maísa na busca para que os governos estadual e federal cumpram suas obrigações legais e garantam o investimento no deslocamento dos estudantes.”
Você precisa fazer login para comentar.