Com informações da Agência Gov
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, nessa segunda-feira (11), Dia do Estudante, a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira a 116 contemplados, entre estudantes, escolas e redes públicas de ensino estaduais e municipais de todo o país. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, entre outras autoridades.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também foram premiados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias. Os premiados foram selecionados com base em importantes indicadores da educação brasileira, sem necessidade de inscrição.
Na categoria Enem, foram contemplados dois estudantes concluintes por estado e pelo Distrito Federal, da rede pública de ensino, que obtiveram as maiores notas na redação do Enem em 2024.
No Rio Grande do Norte, as estudantes premiadas foram de Mossoró. São elas: Ana Clara de Oliveira, de 19 anos, estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Cláudia Raiane Sousa de Oliveira, de 20 anos, também estudante de Medicina, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Ambas foram premiadas com medalha, certificado, Iphone 13 e iPad 9ª geração.
“Foi muito gratificante para mim ver o resultado de tanto esforço, conciliando a conclusão do ensino médio no IFRN com os estudos para o Enem. Espero poder ver cada vez mais estudantes lutando por mudanças em suas vidas por meio da educação pública brasileira. Além disso, é um momento muito simbólico que ficará para sempre na memória de todos nós, professores e estudantes homenageados, e auxiliará muitíssimo na manutenção de como a população encara o ensino público brasileiro”, destacou Raiane.

Ana Clara também destacou a honra e a emoção de poder vivenciar esse momento de reconhecimento por meio da educação.
“Foi uma honra participar do prêmio MEC. Foi um momento muito gratificante no qual todo o meu esforço para conseguir a tal sonhada vaga em medicina na UFRN foi valorizado. Além disso, foi também um momento muito emocionante, que mostrou que a educação muda vidas”, enfatizou.

O Prêmio MEC da Educação Brasileira promove o reconhecimento e a valorização dos diversos atores educacionais. Seu objetivo é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas voltados à melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, com foco na promoção da equidade e na redução das desigualdades, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE). O prêmio é concedido anualmente.

Você precisa fazer login para comentar.