O Hemocentro de Mossoró começou a programação da Semana Nacional do Doador de Sangue. O cronograma de ações inclui café da manhã, música ao vivo, sorteio de brindes entre os doadores presentes e chamamento para que a população realize a primeira doação ou repita o gesto de solidariedade – no caso de quem já doou sangue anteriormente.
A programação segue até o sábado (25), quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hemocentro, além de Mossoró, atende às cidades da região.
A assistente social do Hemocentro de Mossoró, Micheline Fernandes, explicou que o estoque de sangue está estável no momento. Todos os tipos são fundamentais, mas o mais carente é o O-. “Precisamos de, em média, 70 bolsas de sangue por dia para atender à demanda”, ela diz. Mesmo que o estoque esteja estável, é preciso que haja esse número de doações constantemente, por isso a ajuda da população é tão necessária.
Uma doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Para doar, os critérios mencionados pelo Hemocentro incluem:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Apresentar documento de identificação original com foto;
- Estar bem alimentado e tomar bastante água;
- Repousar na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Não estar gripado e não estar com nenhuma doença contagiosa;
- Não estar tomando medicamentos que possam afetar a saúde;
- Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
- Não ter se submetido a cirurgias recentemente;
- Não estar exposto (a) à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas;
- Tatuagem, piercing ou micropgmentação impossibilitam a doação por 12 meses;
- Endoscopia e colonoscopia impossibilitam a doação por seis meses.
“Final de ano reforçamos a captação de sangue junto aos doadores, pois é um período crítico em geral”, finaliza a assistente social Micheline Fernandes.
Os atendimentos no Hemocentro de Mossoró funcionam de segunda a sexta-feira das 7h às 18h; no sábado das 7h às 17h. O espaço está localizado na rua Projetada, S/N, Bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia.