A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou balanço parcial das duas primeiras semanas de vacinação da segunda etapa da campanha de imunização contra a febre aftosa. A nova etapa de vacinação já imunizou mais de mil animais.
De acordo com o levantamento, o total de animais de até dois anos vacinados nesta etapa chegou a 1.067 – até a segunda-feira (13). A segunda etapa da campanha começou no dia primeiro de novembro e segue até o final do mês.
Na terça-feira (14), as equipes de vacinadores estiveram nas comunidades de Sítio Carmo, P.A. Carmo, Melancia, Passagem de Pedra, Umari, Jurema Seca, Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri e Barro Branco. Na quinta-feira (16), as visitas serão feitas nas comunidades Panela do Amaro, Sítio Fontenele, Rancho da Caça, Serra Mossoró e P.A. Lagoa do Xavier. Na sexta-feira (17), a vacinação vai acontecer em Estreito do Jacu, Olho D’água Velho, Chafariz, Curral de Baixo e Santana (Direita do rio e Esquerda do rio).
A febre aftosa é uma doença causada por um vírus extremamente contagioso, com impacto econômico significativo – atinge, principalmente, aos animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.
A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, realizada no primeiro semestre de 2023, imunizou 4.966 bovinos. O número superou a expectativa inicial da Secretaria de Agricultura que era de 4.500 animais. Nesta etapa todos os animais precisavam ser vacinados. Mais de 400 agricultores mossoroenses foram beneficiados.