Em assembleia realizada nessa quinta-feira (7), com o Sindicato dos médicos do Rio Grande Norte (Sinmed), os médicos da clínica médica do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) em Mossoró, que trabalham pela empresa de Serviços de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA), definiram entrar em greve a partir desta sexta-feira (8).
A decisão de paralisação por tempo indeterminado foi aprovada por unanimidade na terça-feira (5), como forma de chamar atenção para o cumprimento do acordo para pagamento dos salários atrasados.
O acordo firmado entre a Justiça Federal do Trabalho, Secretaria de Saúde do Estado (Sesap) e a SAMA previa o pagamento dos salários atrasados dos médicos da seguinte forma: até o final de novembro, pagamento do mês de julho; e em dezembro, pagamento do mês de agosto. Mas apenas o mês de junho foi pago.
A greve teve início na manhã desta sexta-feira, com restrições no atendimento, apesar dos médicos estarem presentes no Hospital. No final do dia, a categoria se reúne novamente com o Sindicato para avaliar e definir os próximos passos do movimento.
A assessoria da Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) informou que “não há paralisação alguma na unidade, segundo a direção do hospital. Funcionamento normal. Isso está sendo tratado entre gestão e empresa. A secretaria não vai se manifestar agora”.